Receita de Esfiha de Frango Fechada que Fica Igual às de Padaria

Aprenda a fazer esfiha de frango fechada com uma massa fofinha e recheio cremoso! Fácil de fazer, essa receita é ideal para lanches ou festas.
- Publicado: 05/07/2025
- Atualizado: 04/07/2025: 20 59
- Por: Samira Palmeira
A esfiha de frango fechada é uma opção deliciosa e prática para quem ama o sabor irresistível das esfihas de padaria. Com uma massa fofinha e um recheio cremoso de frango, essa receita vai conquistar todos da sua família. Perfeita para o lanche ou até mesmo para servir em festas, ela pode ser feita facilmente com a ajuda de uma batedeira ou manualmente.
Além de simples, essa receita tem um truque especial que deixa a massa super macia. Se você adora esfihas de padaria, com certeza vai amar essa versão caseira!
Ingredientes
- 120 ml de leite morno
- ½ colher de sopa de açúcar
- ½ colher de sopa de fermento biológico seco (5g)
- 1 ovo
- ¼ de xícara de chá de óleo (60 ml)
- ½ colher de chá rasa de páprica defumada
- 240g de farinha de trigo (aproximadamente)
- ½ colher de chá de sal
- 1 gema (para pincelar)
Modo de Preparo
Comece colocando 120 ml de leite morno em uma tigela. Verifique a temperatura do leite colocando o dedo por 10 segundos; se conseguir manter sem desconforto, a temperatura está ideal. Adicione ½ colher de sopa de açúcar e ½ colher de sopa de fermento biológico seco. Misture bem e deixe descansar por 5 minutos, até formar uma espuma, o que indica que o fermento está ativo. Se não formar espuma, refaça essa etapa.
Após isso, adicione 1 ovo, ¼ de xícara de óleo e ½ colher de chá de páprica defumada. Misture bem e, aos poucos, acrescente 240g de farinha de trigo. Quando a massa começar a se formar, adicione ½ colher de chá de sal. Continue misturando e sove a massa. Se estiver usando uma batedeira, bata por 5 minutos ou, se for manualmente, sove por 10 minutos até atingir o ponto certo de consistência.
A massa não deve grudar nas mãos, mas ficará ligeiramente pegajosa se apertada. Se necessário, adicione mais farinha até alcançar o ponto desejado. Transfira a massa para uma tigela untada, cubra com um pano e deixe fermentar por 30 minutos ou até dobrar de tamanho.
Após o descanso, retire a massa da tigela e faça pequenas bolinhas, com cerca de 55g cada. Abra cada bolinha em círculos, coloque o recheio de frango cremoso no centro e, para fechar, junte as extremidades da massa, formando um triângulo ou triângulo fechado. Certifique-se de apertar bem as bordas para não escapar o recheio.
Coloque as esfihas em uma assadeira forrada com papel manteiga (ou untada e enfarinhada) e deixe um espaço entre elas para que cresçam durante o forno. Pincele as esfihas com 1 gema batida (pode adicionar 1 colher de sopa de leite à gema, se desejar) e, se preferir, espalhe orégano ou gergelim por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 30 minutos, ou até que as esfihas fiquem douradas por cima e embaixo.
Dicas Espertas
Você pode personalizar o recheio das esfihas de acordo com sua preferência, adicionando legumes, queijos ou até outras carnes. A massa também pode ser feita manualmente, caso não tenha uma batedeira. Além disso, para garantir que as esfihas fiquem bem douradas, pincele uma camada extra de gema após colocar o gergelim.
O que servir com esfiha de frango fechada
As esfihas de frango ficam perfeitas sozinhas, mas podem ser servidas acompanhadas de uma salada de folhas frescas ou um molho de sua preferência, como molho de tahine ou um molho de iogurte temperado. Elas também combinam bem com sucos naturais ou refrigerantes, tornando-se uma opção excelente para lanches rápidos e refeições informais.