Receita bolinho de chuchu sequinho igual ao da vovó

Saiba como fazer um bolinho de chuchu sequinho igual ao de vovó! Uma receita fácil, deliciosa e perfeita para o café da tarde.
- Publicado: 14/04/2025
- Atualizado: 14/04/2025: 10 41
- Por: Felipe Matozo
Este bolinho de chuchu é uma verdadeira lembrança afetiva, daquelas que remetem ao carinho das receitas caseiras. Ele é perfeito para quem procura um bolinho salgado que seja simples, saboroso e com aquele toque especial de casa de vó.
Além de ser uma receita fácil, é também uma excelente opção de lanche rápido para servir no café da tarde. Crocante por fora e macio por dentro, esse bolinho conquista logo na primeira mordida.
Ingredientes
- 2 chuchus médios
- 1 ovo
- 1 colher (sobremesa) de sal (ajuste a gosto)
- 1 cebola pequena picada
- 100g de salsinha e cebolinha picadas (ou a gosto)
- 1 colher (sopa) de amido de milho
- 1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (café) de fermento químico em pó
- Óleo para fritar
Modo de Preparo
Para começar, descasque os chuchus, retire os brotos e corte em cubinhos. Cozinhe por 15 minutos ou até ficarem bem macios. Escorra completamente a água e amasse com um garfo até formar uma pastinha. Deixe esfriar totalmente antes de usar.
Em uma tigela, bata levemente o ovo e adicione a pastinha de chuchu. Misture bem. Acrescente o sal, a cebola picada, a salsinha e a cebolinha. Misture novamente. Adicione o amido de milho e incorpore à massa, pois é isso que ajuda a deixar os bolinhos sequinhos.
Acrescente a farinha de trigo aos poucos, misturando bem a cada adição, até completar a xícara e meia indicada na receita. Isso ajuda a controlar o ponto da massa, que deve ficar cremosa e firme, sem estar mole demais. Por fim, adicione o fermento químico e misture delicadamente.
Aqueça o óleo em uma panela pequena (três dedos de altura) e frite pequenas porções da massa em óleo bem quente. Frite poucos bolinhos por vez para não esfriar o óleo. Vire os bolinhos até dourarem de todos os lados. Escorra em papel toalha.
Dicas Espertas para o Bolinho de Chuchu Sequinho
É essencial deixar o chuchu bem escorrido antes de amassar, para evitar que a massa do bolinho fique aguada. Mesmo que ele solte um pouco de líquido, não é necessário adicionar água ou leite. O uso do amido de milho ajuda a garantir um bolinho salgado mais sequinho e crocante.
Se preferir, você pode moldar os bolinhos com duas colheres ou com as mãos levemente untadas. Teste a temperatura do óleo antes de fritar para garantir que os bolinhos fiquem dourados e crocantes sem encharcar. Essa receita fácil vai virar tradição no seu café da tarde!
O que servir com Bolinho de Chuchu
Esses bolinhos de chuchu são perfeitos acompanhados de um molho de pimenta caseiro, maionese temperada ou até mesmo um vinagrete.
Também funcionam bem como acompanhamento de uma salada verde leve, formando uma refeição vegetariana saborosa e nutritiva. Um lanche rápido e cheio de sabor.