Receita de vatapá de pão: segredo para deixar cremoso e no ponto

Descubra como fazer um vatapá de pão delicioso e cremoso, perfeito para acompanhar suas refeições. Experimente essa receita baiana!
- Publicado: 17/04/2025
- Atualizado: 16/04/2025: 18 12
- Por: Patrícia Fischer
O vatapá é uma receita clássica e deliciosa da culinária baiana. Nessa versão, ele é preparado com pão francês amanhecido, dando uma textura cremosa e deliciosa ao prato. Ideal para acompanhar um bom arroz branco, uma moqueca ou até mesmo uma refeição simples no dia a dia.
Tempo de preparo e rendimento
- Tempo total: cerca de 1 hora e 15 minutos
- Rendimento: 6 a 8 porções
Ingredientes
- 9 pães franceses amanhecidos (com pelo menos 2 a 3 dias)
- 1 litro de água (aproximadamente, usar conforme necessário)
- 3 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 200 ml de leite de coco
- 3 colheres (sopa) de pó de camarão seco (ou a gosto)
- 3 colheres (sopa) de castanha de caju triturada
- 1 cebola média, picada
- 1 tomate médio, picado
- 1 pimentão pequeno, picado
- 2 dentes de alho
- Cheiro verde e coentro a gosto
- Pimenta-do-reino e sal a gosto
- Opcional: pimenta doce a gosto
Utensílios necessários
- Tábua de corte e faca
- Tigela grande para demolhar o pão
- Liquidificador ou processador de alimentos
- Panela grande
- Colher de pau ou silicone
Modo de preparo
- Prepare o pão: Corte os pães amanhecidos em pedaços pequenos. Coloque-os em uma tigela grande e adicione água suficiente para cobri-los, deixando de molho por cerca de 30 minutos.
- Bata os temperos: Enquanto o pão hidrata, no liquidificador ou processador, bata a cebola, o tomate, o pimentão, o alho e os temperos verdes (cheiro verde, coentro). Reserve.
- Escorra o excesso de água: Após o período de molho, verifique se o pão está bem macio. Aperte levemente para retirar o excesso de líquido, se necessário, mas sem deixar seco.
- Processe o pão: Bata o pão aos poucos no liquidificador, até obter uma massa homogênea. Se achar que está muito pesado para o aparelho, adicione um pouco de água para facilitar.
- Cozinhe a massa: Em uma panela grande, aqueça o azeite de dendê. Adicione o creme de temperos batidos e cozinhe por 3 a 5 minutos, até liberar os aromas.
- Incorpore o pão: Acrescente a massa de pão triturada à panela, misturando bem. Mantenha o fogo médio e mexa constantemente para evitar grumos ou que a mistura grude no fundo da panela.
- Finalize os sabores: Adicione o pó de camarão seco e a castanha de caju triturada. Misture bem e ajuste o sal e a pimenta a gosto.
- Adicione o leite de coco: Quando a mistura começar a engrossar e borbulhar, adicione o leite de coco aos poucos, mexendo sempre, até atingir uma textura cremosa.
- Ajuste a consistência: Se o vatapá estiver muito grosso, você pode adicionar pequenas quantidades de água quente (ou leite, se preferir) até encontrar o ponto desejado. Cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo.
Dicas de chef
- Se o liquidificador tiver dificuldades para bater o pão, divida a quantidade em porções menores ou amoleça mais os pedaços antes de bater.
- Prefira usar o azeite de dendê no início do preparo, para que ele agregue sabor e libere seu aroma no cozimento.
- Para uma textura mais rústica, deixe alguns pedacinhos de castanha de caju inteiros.
- Se sobrar vatapá, ele pode ser congelado em potes bem fechados por até 2 meses.
Sugestões de acompanhamento
O vatapá tradicional de pão vai muito bem acompanhado de arroz branco soltinho e uma proteína simples, como peixe frito ou camarões grelhados. Para trazer ainda mais frescor à mesa, adicione um vinagrete com bastante coentro, ou até mesmo molho lambão, típico do Nordeste.
Outra sugestão prática e acessível é acompanhá-lo com uma boa porção de farofa de dendê ou banana frita. O contraste de texturas deixa a refeição equilibrada e ainda mais prazerosa.