Receita de creme de cebola caseiro para substituir o industrializado

Aprenda como fazer creme de cebola caseiro com uma receita simples e econômica. Substitua o industrializado por essa versão cheia de sabor.
- Publicado: 06/05/2025
- Atualizado: 06/05/2025: 11 11
- Por: Felipe Matozo
Fazer o próprio creme de cebola em casa é uma alternativa prática e econômica para quem quer fugir dos produtos industrializados. Além de ser mais saudável, você pode ajustar os temperos ao seu gosto e ter sempre à mão um ingrediente versátil para diversas receitas.
Neste passo a passo, você vai aprender como fazer creme de cebola caseiro com uma receita simples, utilizando ingredientes acessíveis e técnicas básicas. Ideal para incrementar molhos, carnes ou preparar um delicioso patê.
Ingredientes
- 2 cebolas grandes picadas em cubos pequenos (brunoise)
- 30 ml de azeite (ou óleo da sua preferência)
- 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino em pó
- 1/2 colher de chá de noz-moscada em pó
- 1 colher de chá de ajinomoto
- 1 colher de chá de páprica doce
- 1 colher de sopa de sal (mais 1 colher para ajuste final)
- 1 colher de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 2 xícaras de farinha de trigo (adicionadas aos poucos)
Modo de Preparo
Comece picando as cebolas em cubos pequenos (brunoise). Aqueça uma panela e adicione o azeite, depois refogue a cebola até que ela fique translúcida.
Adicione os temperos secos: pimenta-do-reino, noz-moscada, ajinomoto, páprica doce, uma colher de sopa de sal e o açúcar. Misture bem e deixe refogar por mais um minuto.
Acrescente o amido de milho, mexendo bem para incorporar. Em seguida, adicione uma xícara de farinha de trigo e misture, depois adicione a segunda xícara, mexendo até formar uma massa mais seca.
Ajuste o sal, adicionando mais uma colher de sopa se necessário. Caso queira seu creme de cebola caseiro mais claro, refogue por menos tempo após adicionar a farinha.
Transfira a mistura para um processador de alimentos ou liquidificador e triture até obter um pó fino e homogêneo. Está pronto para usar.
Dicas Espertas para o Creme de Cebola Caseiro
Você pode armazenar esse creme de cebola caseiro em um pote bem fechado, em local seco e fresco, por várias semanas. É uma alternativa econômica e saudável aos produtos industrializados.
Além disso, essa receita simples permite diversas variações: experimente adicionar ervas secas, como salsinha ou tomilho, para dar um toque especial. Ele também pode ser usado como base para patês, temperar carnes, molhos ou dar um sabor especial a sopas e caldos.
O que servir com Creme de Cebola Caseiro
Esse creme de cebola feito em casa é extremamente versátil. Use-o em receitas como patês cremosos para pães e torradas, como tempero para bifes ou frangos assados, ou ainda para enriquecer molhos de massas e estrogonofes.