Receita de Cueca Virada com Massa Sequinha
Prepare uma cueca virada deliciosa e sequinha para o seu café da tarde. Receita tradicional fácil e irresistível.
- Publicado: 07/10/2024
- Atualizado: 07/10/2024: 10 39
- Por: Felipe Matozo
A cueca virada, também conhecida como orelha de gato em algumas regiões, é uma massa frita deliciosa e crocante, perfeita para o café da tarde ou café da manhã.
Esta receita tradicional é fácil de fazer e resulta em uma massa sequinha, crocante por fora e macia por dentro, que pode ser polvilhada com açúcar e canela para um toque especial. Uma opção incrível para saborear em família ou até mesmo para vender.
Ingredientes
- 4 ½ xícaras de farinha de trigo (615g)
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher bem cheia de margarina (ou manteiga ou nata)
- 1 colher de vinagre (pode ser qualquer tipo)
- 3 ovos
- ½ xícara de leite (ou água, ou suco de laranja)
- ½ colher de chá de sal
- ½ colher de sopa de fermento químico (fermento para bolo)
Vale destacar que nessa receita a medida da xícara é de 220ml.
Modo de Preparo
- Em uma bacia, coloque a farinha de trigo e faça uma “cova” no meio. Adicione o açúcar, a margarina, o vinagre, os ovos, o leite, o sal e o fermento.
- Misture os ingredientes do centro para fora, agregando a farinha aos poucos. Se a massa estiver muito seca, adicione um pouco mais de leite ou água até atingir o ponto ideal.
- Transfira a massa para uma bancada enfarinhada e sove levemente, até que fique homogênea, lisa e não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha aos poucos.
- Abra a massa com um rolo (pode ser uma garrafa) até que fique com aproximadamente 1 cm de espessura. Corte tiras de aproximadamente 3 dedos de largura e faça um corte no meio de cada tira.
- Modele as cuecas viradas de duas formas: passando uma das pontas por dentro do corte ou fazendo uma segunda volta, passando a outra ponta também.
- Aqueça o óleo em uma panela até que fique bem quente. Frite as cuecas viradas em fogo médio aos poucos, de 5 a 6 por vez, virando-as para que dourem por igual. Quando estiverem douradas, retire e coloque sobre um papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
- Se preferir, passe as cuecas viradas ainda quentes em uma mistura de açúcar e canela antes de servir.
Dicas Espertas para a cueca virada
- Se a massa ficar seca enquanto você a estiver sovando, adicione pequenas quantidades de água ou leite para ajustar o ponto.
- O segredo para uma cueca virada sequinha é abrir a massa bem fina. Quanto mais fina, mais crocante ela ficará depois de frita.
- Para evitar que a cueca virada fique crua por dentro, frite em fogo médio. Assim, ela cozinha por igual, mantendo-se dourada e crocante por fora.
O que servir com a cueca virada
A cueca virada é perfeita para ser acompanhada de um café fresquinho ou chá de sua preferência. Uma opção deliciosa é servir com chocolate quente em dias frios ou com um suco natural nos dias mais quentes, deixando o café da tarde ainda mais gostoso.