5 formas diferentes para servir Couve-Flor em qualquer refeição
Descubra 5 maneiras criativas e deliciosas de preparar couve-flor, transformando esse vegetal em pratos saborosos para qualquer refeição.
- Publicado: 26/09/2024
- Atualizado: 26/09/2024: 14 53
- Por: Thayssen Carvalho
A couve-flor é um ingrediente versátil que pode ser utilizado de diversas formas na cozinha. Seja em uma salada, como acompanhamento ou até mesmo como prato principal, ela se adapta a diferentes preparações e temperos, oferecendo pratos deliciosos e saudáveis.
Nesta receita, apresentamos cinco maneiras fáceis e práticas de preparar couve-flor, desde uma salada refrescante até um creme saboroso que pode ser utilizado como acompanhamento.
Experimente cada uma delas e descubra novas maneiras de aproveitar o vegetal. Você poderá saborear pratos leves, nutritivos e muito saborosos!
Ingredientes
Salada crua
- 1 couve-flor (cortada em pedaços pequenos)
- 1 pote de iogurte natural sem açúcar
- Azeite de oliva extravirgem
- Ervas frescas ou desidratadas (a gosto)
- Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
- Suco de limão (algumas gotas)
Arroz de couve-flor
- 1 couve-flor (somente as flores)
- Azeite de oliva
- 2 dentes de alho (picados)
- Sal (a gosto)
Empanada (sem glúten)
- 1 couve-flor (em ramos)
- 2 ovos (apenas as gemas)
- 1 xícara de farinha de aveia
- Açafrão (a gosto)
- Pimenta-do-reino (a gosto)
- Sal (a gosto)
Assada ao forno
- 1 couve-flor (em ramos)
- Azeite de oliva
- Cominho (a gosto)
- Pimenta-do-reino (a gosto)
- Folhas de coentro (a gosto)
- Sal (a gosto)
- 1 dente de alho (picado)
Creme de talo de couve-flor (vegano)
- Talos de 1 couve-flor (picados)
- 200 ml de leite de amêndoas
- Sal (a gosto)
- Azeite de oliva
Modo de Preparo
Salada crua
Comece cortando a couve-flor em pedaços pequenos para suavizar o sabor forte. Em seguida, coloque em uma tigela. Adicione iogurte natural, azeite de oliva, ervas de sua preferência, assim como sal e pimenta-do-reino e misture bem. Para finalizar, pingue algumas gotas de limão.
Arroz de couve-flor
Processe ou triture a couve-flor até ficar em pedaços pequenos, parecidos com arroz. Aqueça uma frigideira com azeite de oliva, adicione o alho e deixe dourar levemente. Adicione o vegetal triturado e refogue por 4 minutos, mexendo constantemente. Acrescente sal a gosto e está pronto.
Empanada (sem glúten)
Em um recipiente, misture a farinha de aveia, o açafrão, a pimenta-do-reino e o sal. Em outro recipiente, bata as gemas. Passe os pedaços na gema e depois na mistura de farinha. Coloque na Airfryer a 200 °C por 10 minutos ou asse no forno até dourar.
Assada ao forno
Tempere os ramos com azeite de oliva, cominho, pimenta-do-reino, folhas de coentro, sal e o alho picado. Misture bem para que todos os pedaços estejam temperados. Asse em forno pré-aquecido a 200 °C até que o vegetal esteja macio e levemente dourado.
Creme de talo de couve flor (vegano)
Cozinhe os talos no leite de amêndoas em fogo baixo até que estejam macios. Transfira para o liquidificador ou processador e bata até obter um creme homogêneo. Volte ao fogo para engrossar, adicione sal e um fio de azeite de oliva para dar sabor e consistência. Mexa até chegar à consistência desejada.
Dicas Espertas
- Para a salada, cortar os pedaços bem pequenos suaviza o sabor, e o tempero de iogurte ajuda a deixar a salada refrescante e leve.
- O arroz, por outro lado, acaba como uma ótima alternativa para quem quer reduzir carboidratos e temperado conforme seu gosto, com diferentes especiarias.
- Na receita empanada, experimente outros tipos de farinha, como a de amêndoas ou linhaça, para diferentes sabores e texturas. Já o vegetal assado ao forno é versátil: teste com outros temperos como páprica, curry ou ervas italianas.
- Por fim, o creme de talo é um ótimo acompanhamento para diversos pratos e pode ser usado como molho ou até mesmo como sopa.
O que servir com couve-flor
A salada crua combina bem com pratos de carnes grelhadas ou peixe. O arroz de couve-flor é um excelente substituto para o arroz tradicional e pode ser servido com legumes assados ou carnes.
O vegetal empanado acaba perfeito como petisco ou acompanhamento de pratos leves. Ela assada ao forno, por outro lado, harmoniza com pratos de proteína, como frango ou tofu grelhado, por exemplo.
O creme de talo, por fim, também pode acabar servido com pão torrado, vegetais assados ou como molho para massas.